Pastel de feijão de Torres Vedras recebe Indicação Geográfica Protegida da União Europeia
A 31 de janeiro de 2024 foi publicada a aprovação nacional do registo da denominação “Pastel de feijão de Torres Vedras” como Indicação Geográfica (ver artigo). Quase um ano depois foi a vez da União Europeia atribuir a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao Pastel de Feijão de Torres Vedras.
Este processo antecede a inscrição oficial do produto no registo das Indicações Geográficas Protegidas (IGP) da União Europeia, estando a certificação atualmente em fase de consulta pública.
A certificação europeia representa um passo significativo para os fabricantes locais, assegurando o reconhecimento, a nível europeu, da qualidade e autenticidade deste doce tradicional do concelho, o que pode resultar em benefícios económicos e maior projeção para o mercado nacional e internacional.
Segundo dados da câmara de Torres Vedras, atualmente existem cerca de 30 fabricantes de Pastel de Feijão no Concelho, sendo a produção anual do Pastel de Feijão de Torres Vedras estimada em 1,5 milhões de unidades, representando um retorno de aproximadamente meio milhão de euros para a economia local.
[Imagem: CMTV]